Câmara da Indústria de Alimentos discute nova regulamentação do setor

 

C-mara-de-Alimentos-2

Em encontro realizado na FIEMG, no dia 23/10, a Câmara da Indústria de Alimentos da entidade se reuniu para apresentar o desenvolvimento das ações do grupo reativado em maio deste ano e questões de interesse do setor como tributárias, trabalhistas e ligadas à regulação sanitária.

Durante a reunião, foram tratados temas como o novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). Para o presidente da Câmara, Cássio Braga, “é importante discutir a legislação para orientar as empresas sobre os novos procedimentos e para que elas possam se posicionar sobre as mudanças”, salientou.

Outro tema tratado durante o encontro foi a parceria firmada com o Departamento do Agronegócio da FIESP (Deagro). O gerente do Deagro, Antônio Carlos Costa, explicou que a finalidade do órgão é conferir maior suporte às demandas específicas de cada setor do complexo agroindustrial brasileiro, a partir da elaboração de propostas para temas estruturais que atingem as cadeias produtivas como um todo e atuar também nas questões que impactam a competitividade do agronegócio no mercado internacional.  A ideia é de que a Câmara da FIEMG intercambie experiências com o órgão da FIESP e passe utilizar os estudos e pesquisas sobre o setor produzidos em São Paulo.

Também foram discutidos negócios internacionais pela Câmara como a Lei Maquila, que gera oportunidade de investimento com custos baixo e o INSERI,  programa de fomento a exportação direcionada ao setor de Alimentos.

intercambio setorial