10° ENAI

 

ENAI 3

                                               O 10º Encontro Nacional da Indústria reuniu cerca de 2 mil empresários, em Brasília

 

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 ocorreu o 10 ° Encontro Nacional das Industrias (ENAI), o  ENAI é a convenção anual do setor industrial brasileiro. A presidente Flavia Gonzaga Costa esteve no evento representando o Sindicato das Industrias de Alimentação de Juiz de Fora, onde discutiu com os demais presidentes sindicais do país sobre os setores e como enfrentar a crise econômica da melhor maneira possível.

Superar a crise política, criar uma estratégia de longo prazo de investimentos em infraestrutura, negociar acordos comerciais e aumentar a segurança jurídica foram as principais medidas apontadas por empresários e economistas durante debate no primeiro dia do 10º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) até esta quinta-feira (12), em Brasília.

 

“Todo americano tem interesse em ver o sucesso do Brasil” - Bill Clinton

“Todo americano tem interesse em ver o sucesso do Brasil” – Bill Clinton

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton esteve no evento , onde palestrou para os empresários,  afirmando que o mundo precisa de um Brasil bem-sucedido e que os Estados Unidos necessitam “desesperadamente” que seu principal parceiro comercial no hemisfério sul dê certo. “Todo americano tem interesse em ver o sucesso do Brasil”, garantiu Clinton, no encerramento do 10º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), nesta quarta-feira (12), em Brasília.

Em tom mais otimista ao que o empresariado brasileiro está acostumado a ouvir em relação ao país, Clinton disse que preferiria estar na situação do Brasil que na de muitos países do mundo. Segundo ele, apesar da gravidade da crise, o cenário doméstico – resultado de duas décadas de avanços sociais e econômicos – é mais favorável que o de países que, por exemplo, enfrentam elevadas taxas de desemprego na população jovem, como a Grécia, ou atravessam uma guerra civil e a ameaça de um estado terrorista, como a Síria.

Assista a palestra completa do link: https://youtu.be/BBfiBeZ911Q

OTIMISMO – Clinton pediu aos empresários brasileiros que olhem as conquistas sociais e econômicas dos últimos 25 anos. Citou como exemplos os avanços na pesquisa para o tratamento do vírus HIV, do compromisso do país com meta de redução na emissão de gases de efeito estufa e em manter 90% da matriz energética limpa. “Há uma boa probabilidade que, em cinco anos, vocês olhem para traz e pensem: ‘porque me preocupei tanto?’”, disse Clinton. “O navio do Brasil não está afundando”, completou.

ENAI – O objetivo do ENAI, promovido pela CNI nestas quarta e quinta-feira (12), foi discutir a crise econômica brasileira e os entraves ao aumento da competitividade. Durante os dois dias, os representantes da indústria debateram com ministros, parlamentares, empresários e especialistas o tema “Brasil: ajustes e correções de rota”.

 

Para maiores informações sobre o evento acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canal/enai-home/